Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

O TOQUE





O TOQUE


O Toque é uma das necessidades mais básicas do ser humano e ocorre em todas as culturas e também entre muitos animais. Ele pode ser usado como método de comunicação e aprendizado, além de proporcionar conforto e aumento da auto-estima. As pesquisas científicas indicam que o toque é necessário para o crescimento, desenvolvimento e função imunológica. Além disso, foi comprovado cientificamente que a ausência de toque pode causar barreiras significativas ao desenvolvimento dos seres humanos e dos animais. Em suma, o sentido do tato é essencial para a nossa sobrevivência.
Desde a vida intra-uterina dependemos do toque para aprender sobre o mundo. As crianças costumam explorar os objetos levando os à boca para descobrir sua forma, textura e temperatura. Quando os bebês choram, são confortados ao serem colocados no colo, acariciados e beijados. Esse aspecto reconfortante do toque continua na vida adulta. Quando estamos aborrecidos, em geral buscamos o toque para conforto e solidariedade. Apertos de mão, tapinhas nas costas, mãos dadas, abraços e beijos são formas de toques que transmitem conforto e compreensão. Os adultos usam o toque para se comunicar, expressar solidariedade e navegar pelo mundo. Reiterando, o toque é muito poderoso e, quando usado de forma adequada, pode trazer resultados incrivelmente positivos à experiência humana.

A Fisiologia do Toque

A pele é o maior órgão sensitivo do corpo. Ao contrário de outros órgãos, a pele está em constante estado de alerta, enviando sensações de pressão, temperatura e dor ao sistema nervoso central a fim de obter a resposta adequada.
O toque faz com que a sensibilidade exteroceptiva, ou seja, aquela relacionada aos estímulos externos do corpo e que é fundamental para a manutenção da vida, fique muito mais apurada, promovendo bem-estar e harmonia ao ser humano.

A Interpretação do Toque

Embora os mecanismos fisiológicos de reação ao toque sejam basicamente os mesmos nos seres humanos, a interpretação de cada pessoa pode ser bastante diferente. Influenciadas pela emoção, gênero, idade, cultura, espiritualidade e costumes religiosos, a intenção e a percepção pessoal do toque fazem dele uma das formas mais poderosas para a promoção de bem-estar ao indivíduo.
O terapeuta deve estar sempre preparado para doar sua técnica e energia para o seu cliente, e também receber do cliente a satizfação aos estímulos e a energia que emana no momento do toque. É uma troca mútua de energia e confiança de ambas as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário